[ editar artigo]

Não perca o ritmo... Como exercitar seu cérebro?

Não perca o ritmo... Como exercitar seu cérebro?

Como exercitar seu cérebro, mesmo durante esse período de pandemia?

É preciso manter corpo e mente em equilíbio, mas podemos através de experiências lúdicas continuar trabalhando nosso cérebro.

É através do cérebro que sentimos tristeza ou alegria, e é também por meio de seu funcionamento que somos capazes de aprender ou de modificar nosso comportamento à medida que vivemos. Da mesma forma, os processos mentais, como o pensamento, a atenção ou a capacidade de julgamento, são frutos do funcionamento cerebral.

Você pode promover um desenvolvimento cognitivo (concentração, raciocínio e memória) e socioemocional (autoconfiança, disciplina), e em poucas semanas obter resultados surpreendentes, antes de tornar seu cérebro preguiçoso e deixá-lo cair na rotina. Porque se ele não for estimulado, passa a utilizar as mesmas conexões neuronais e se torna lento.

Praticando atividades cerebrais, conseguimos estimular os neurônios, formando novas conexões, uma mudança de pensamento (mindset), e garantindo um cérebro mais ágil.

 

Como aproveitar esse tempo e trabalhar o cérebro?

Através de jogos de tabuleiro, jogos on-line, exercícios cognitivos, e através de mudanças de hábitos, como trocar o relógio para o outro pulso, tomar banho no escuro... coisas que façam o cérebro sair da função automática. Dessa forma, as crianças desenvolvem habilidades cognitivas e emocionais, como concentração, memória, criatividade, auto-estima, raciocínio e sociabilização.

Segue algumas dicas:

Leitura de livros, lugares diferentes, novas amizades, deitar e observar as nuvens identificando formas, contar histórias e criar novas histórias... tudo isso ajuda a criar novas conexões neuronais e fazer o nosso cérebro criar novas sinapses .

Você também pode contar com profissionais habilitados para preparar um plano de ação apropriado para seu filho e para sua família, gerando um novo convívio familiar mais harmonioso e de acordo com sua proposta de vida.

Para mais dicas e sugestões entre em contato.

Daniele Coelho

Coach Infantil / Arte-Educadora / Coach Escolar

Para entrar em contato, acesse: http://bit.ly/falacomdanicoelho

 

Fonte: Neurociência e Educação, Como o Cérebro Aprende, de Leonor Guerra

Instituto Mãe
Ler conteúdo completo
Indicados para você