[ editar artigo]

COMO FAZER COM QUE SEU FILHO QUEIRA APRENDER MAIS E MELHOR.

COMO FAZER COM QUE SEU FILHO QUEIRA APRENDER MAIS E MELHOR.

Você também tem essa preocupação???

Hoje, mais do que nunca, porém sempre foi uma das preocupações como pais que somos, encontrar a melhor forma de ajudar nossos filhos a terem sucesso nos estudos.

Por isso é tão importante que a gente se envolva nessa vida escolar, estabelecendo rotina e novos caminhos, para que não seja cansativo, chato e sem graça. É preciso transformar essas atividades em algo prazeroso.

Quando encorajamos nosso filho a fazer ou aprender coisas apropriadas a sua idade, ele recebe isso como incentivo à autoconfiança.

Na pré-escola tudo vai bem, porém quando estudar vira “coisa séria”, a partir da fase Fundamental 1, quando já estão minimamente alfabetizados e começam a ter lições de casa, provas, é onde essa dificuldade se evidencia. As tarefas precisam ser cumpridas, atingir os patamares de notas, fixar conteúdos apresentados em sala de aula. Nessa hora é que precisamos ter uma participação mais próxima, porque assim no Fundamental 2, nossos filhos já conseguirão deslanchar com autonomia e responsabilidade. Já saberá como fazer, aprendeu a estudar, tem sua rotina e já se conhece melhor para saber como rende mais.

Pais, já se perguntaram como estão estudando com seu filho?

Permitem fazer ele pensar e também errar, tentar de novo, até acertar?

Nosso emocional também conta, porque se estivermos apressados, impacientes, transmitiremos isso a criança, sem que haja conexão e até mesmo respeito. É importante considerar o ritmo de cada criança.

Cada pessoa se diferencia na forma como seu cérebro capta, processo e expressa as informações. Algumas se guiam pelo meio visual, outras pelo auditivo, ou até mesmo pelas sensações. É importante saber em qual meio seu filho se identifica para ajudá-lo no aprendizado. Se for visual, assimila melhor escrevendo, se for auditivo , assimilaria melhor ouvindo e lendo. E se for através das sensações, é preciso colocar a mão na massa.

Aqui vão algumas estratégias para o estudo ficar mais prazeroso e com qualidade:

- Combinar os horários de estudar

Esse horário deve envolver a decisão de seu filho para que ele se comprometa, incluindo horários para refeições, lanches e brincadeiras

- Falar sobre a importância do aprender

Relacione seus dias de estudo, com suas conquistas profissionais, suas vitórias.

- Explorar recursos para explicar conteúdos

Proponha experiências para fixar os conteúdos e mostrar que fora da sala de aula, poderá encontrar recursos que dê sentido ao que está sendo apresentado.

- Fazer com que te ensina o que ele aprendeu.

Ensinando, como uma forma de brincadeira, estará praticando e será possível identificar o que a criança captou e as dúvidas que ainda ficaram.

Espero que tenha contribuído e estou à disposição para fazer o teste de identificação de qual perfil de aprendizado seu filho tem.

Para entrar em contato, acesse: http://bit.ly/falacomdanicoelho

 

Por: Daniele Coelho

Arte-Educadora, Coach de Pais e Filhos, Facilitadora da Jornada das Emoções

Instituto Mãe
Ler conteúdo completo
Indicados para você