[ editar artigo]

Mudança de Residência? 5 dicas para tornar essa tarefa mais fácil.

Mudança de Residência? 
5 dicas para tornar essa tarefa mais fácil.

Você já se mudou alguma vez na sua vida? Essa parece uma pergunta banal, não é? "Ora, Adriana, é claro que já me mudei"! A maioria de nós já teve que se mudar em algum momento das nossas vidas, seja por motivos pessoais ou profissionais, certo?

Bom, mas a menos que você faça parte de um seleto grupo de pessoas que abraça e gosta de mudança, você sabe que mudar de casa não é nada fácil. A mera ideia de fazer uma mudança já causa estresse não é mesmo? Orçamentos, embalagens, sujeira, bagunça, caos. Depois, dias e mais dias vivendo no meio de caixas, mais bagunça, coisas quebradas, móveis que não cabem na casa nova... Argh!

A mudança pode ser realmente muito desgastante se você não contratar profissionais capacitados. A personal organizer, como o nome já diz, é uma profissional de organização. Ela organiza sua vida e gerencia o tempo que geralmente você não tem. Por isso vale a pena delegar esse tipo de serviço a uma PO.

Muita gente tem uma dificuldade real em colocar as coisas em ordem. Por outro lado, há pessoas que têm um talento nato para deixar a vida muito mais fácil. A Personal Organizer atua em conjunto com o cliente para entender as suas necessidades e transformar o seu espaço, de modo que isso tenha um reflexo positivo no seu cotidiano. Uma casa organizada ajuda a aumentar a produtividade e poupar tempo para executar tarefas realmente imprescindíveis.

A hora da mudança é excelente para o descarte do que não se usa mais. Fazer uma análise do que realmente vai precisar na nova residência. Gerenciar o que vai e o que fica, o que vai ser descartado ou doado, categorizar, separar, organizar por cômodos, rotular, saber qual a caixa certa para cada item a ser transportado, embalar com o material adequado para evitar danos... tudo isso é fundamental e são parte das atividades típicas que a personal organizer executa.

Agora, você deve estar se perguntando: "e como funciona o serviço de assessoria de mudança"? Bom, uma Personal Organizer oferecer esse serviço em diferentes "níveis", por assim dizer:

  • Somente organizar e identificar os utensílios nas caixas apropriadas e deixar para a transportadora retirar e levar até o destino.

  • Somente receber a mudança na residência nova e organizar tudo no seu devido lugar.

  • Organizar e coordenar todo o projeto da mudança, desde a contratação da transportadora, embalagem, marido de aluguel (caso precise), ou outros serviços pertinentes como uma empresa para uma limpeza pesada ou somente uma diarista. Enfim, a ideia aqui é entregar o novo lar todo organizado e principalmente garantir uma casa funcional para toda a família.

  • Mudança para outra cidade? Não tem problema, a PO vai junto com você, ou indica outra profissional de organização para receber sua mudança com toda segurança.

"Mas e se eu quiser fazer minha mudança sozinha? Todo mundo se muda e nem todo mundo tem uma Personal Organizer à disposição, certo?" Certo! Argumento muito justo! Nesse caso, aqui vão 5 dicas preciosas para se lembrar e tornar a sua vida mais fácil na hora de planejar a mudança:  

  1. Na hora de escolher as caixas para a mudança, prefira comprá-las novas e em lojas especializadas. Elas serão bem mais resistentes e você terá a certeza de que estão limpas para colocar seus pertences. Recomendo caixas pequenas para louças e médias para o restante. Em geral, eu evito as caixas grandes porque depois de cheias, ficam pesadas demais. 

  2. Meio repetitivo, mas vou insistir no ponto: pense também em tirar dos armários tudo aquilo que você não quer e que pode doar ou vender. Essa é a hora para se desfazer do que você não quer. 

  3. Programe-se para solicitar o desligamento de água, luz, internet e outros mais ou menos 15 dias antes da mudança. Lembre-se de ficar atento ao prazo de instalação de todos esses itens na casa nova.
  4. Meça todos os espaços da casa nova, incluindo as entradas para saber  quais móveis podem não passar por algumas portas. Uma boa dica é marcar com fita crepe o local onde colocará cada móvel. Dessa forma, os carregadores saberão exatamente onde pôr os variados itens da casa, de uma forma organizada.
  5. Aprenda a diferença entre frete e mudança. Fretes são mudanças de baixo custo de pequenas cargas para localidades no mesmo município ou cidades vizinhas (também conhecidos como "carretos"). O frete tem ajudantes apenas para o carregamento do caminhão. O empacotamento dos itens e demais organizações fica por sua conta. Já a mudança é normalmente realizada por transportadoras maiores, não importa se entre locais próximos ou distâncias mais longas (entre estados, por exemplo). Esse tipo de serviço tem a comodidade de disponibilizar pessoal para o empacotamento de todos os itens com o seu carregamento ao caminhão de mudança. Além disso, essas empresas geralmente oferecem seguro sobre toda a mudança, coisa que geralmente não acontece nas empresas menores de frete. 

Espero que essas dicas possam te ajudar bastante na hora de realizar sua mudança, mas se sentir dúvidas ou dificuldade, não deixe de me procurar, vou adorar poder te ajudar nessa empreitada!

Um grande abraço.

Instituto Mãe
Adriana Moura
Adriana Moura Seguir

Sempre de bem com a vida, amo levar a organização para dentro das casas, pois uma vida organizada é uma vida mais leve, funcional e feliz. Aqui mostrarei como a organização dos ambientes pode te dar mais tempo para o que realmente importa: você!

Ler conteúdo completo
Indicados para você